O que é o Estoicismo? – Pare de se preocupar com o que não controla

Apesar de pouco difundido no Brasil, o estoicismo é uma das quatro principais escolas da filosofia na Atenas antiga. Ao lado do estoicismo estão a academia de Platão, o Liceu de Aristóteles e o Jardim de Epicuro.

A escola foi muito popular entre os romanos, atraindo tanto líderes como o estadista Sêneca e o Imperador Marco Aurélio, quanto às classes mais baixas como o ex-escravo Epicteto. As obras destes autores conquistaram admiradores desde o período Renascentista até os dias atuais.

Embora bastante complexa, indo da metafísica à astronomia, as obras dos principais autores estoicos se concentram em conselhos práticos e orientações para quem deseja alcançar o bem estar e a felicidade.

 

As quatro ideias centrais do Estoicismo

O valor no Estoicismo

No Estoicismo o que realmente tem valor, ou seja, uma coisa verdadeiramente boa é o estado mental, uma somatória da virtude e da razão do indivíduo. E apenas isso pode garantir a felicidade.

Desta forma, coisas como dinheiro, sucesso, fama e congêneres, nunca trazem a felicidade. Mesmo não havendo nada errado com essas coisas elas, e de certa forma, elas tenham valor, a busca por essas coisas pode prejudicar a única coisa que nos traz felicidade, nosso estado mental.

As emoções no Estoicismo

As emoções, para o Estoicismo, são o projeto dos nossos julgamentos, da nossa forma de pensar que algo bom ou ruim está acontecendo ou irá acontecer. Desta forma, muitas das nossas emoções negativas são baseadas em julgamentos equivocados, nossos julgamentos, ou seja, estão sob nosso controle.

De acordo com a literatura, quando mudamos nosso padrão de julgamentos, mudamos também nossas emoções. Porém, engana-se quem pensa que ao mudarmos nosso padrão de julgamento reprimimos ou negamos nossas emoções, é o contrário isso, conhecemos as emoções negativas, apenas não a deixamos ser prioridade.

É preciso superar as emoções negativas e prejudiciais, baseadas em julgamentos equivocados, e abraçar as emoções positivas corretas. Substituindo o negativo pelo positivo.

A natureza e o estoicismo

Os pensadores estoicos sugerem que devemos viver em harmonia com a natureza. Ou seja, devemos nos colocar em nosso lugar, reconhecendo que somos pequenas partes de um todo maior e orgânico, que somos moldados por processos maiores, que em geral, estão fora de nosso controle.

Não ganhamos nada resistindo aos processos maiores, apenas alimentamos a frustração, a decepção e a raiva. O processo é entender que há coisas que podemos mudar sim, mas no geral há outras maiores que não podemos mudar e que precisamos aceitar e entender isso.

O autocontrole e o estoicismo

Com as cartas na mesa e os três preceitos básicos conhecidos, é hora de entendermos sobre o controle ou o autocontrole. Ou seja, o controle dos nossos julgamentos e, consequentemente, do nosso estado mental.

Para o estoicismo, grande parte da nossa infelicidade, é causada por nós mesmos, ou seja, é causada pela confusão de dois fatores: nosso pensamento que diz que temos, ou não, controle sobre algo. E nossa capacidade de entendermos que a única coisa que temos controle é sobre o que podemos fazer, e esse controle nos permite garantir uma vida boa e feliz.

Citações famosas sobre o estoicismo

“Lembre-se: não basta ser agredido ou insultado para ser ferido, você deve acreditar que está sendo prejudicado. Se alguém conseguir provocá-lo, perceba que a sua própria mente é cúmplice da provocação.” – Epicteto

“Estamos mais freqüentemente assustados do que feridos; e sofremos mais na imaginação do que na realidade. ” – Sêneca.

“Nenhuma pessoa tem o poder de ter tudo o que deseja, mas está em seu poder não querer o que não tem e fazer bom uso do que tem de bom grado.” – Sêneca.

“Não se entregue aos sonhos de ter o que você não tem, mas calcule a principal das bênçãos que você possui, e então, felizmente, lembre-se de como você ansiaria por elas se não fossem suas.” – Marco Aurélio

“Muitas vezes me perguntei como é que todo homem se ama mais do que todos os outros homens, mas dá menos valor à sua própria opinião do que à dos outros.” – Marco Aurélio.

“Se alguém lhe disser que certa pessoa fala mal de você, não dê desculpas sobre o que é dito de você, mas responda: ‘Ele não sabia sobre meus outros defeitos, caso contrário, não teria mencionado apenas esses.‘” – Epicteto

“Não espere que tudo aconteça como você deseja, mas sim como tudo realmente deve acontecer; então sua vida irá fluir bem.” – Epicteto

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile