Como emagrecer com corrida, alimentação e treinos

Pandemia, todo mundo em casa, academias e até parques fechados, a cozinha mais próxima, não tem jeito, quilinhos a mais são previstos.

No meu caso, 10kg me separam do peso pré-pandemia. Esses 10 kg não chegam sozinhos. Acompanhando deles vem o metabolismo preguiçoso (anteriormente eu podia comer o que quisesse e meu metabolismo processava tudo rapidamente), a preguiça de fazer exercícios, e a bola de neve só cresce.

E qual meu plano para emagrecer?

Simples, vou voltar a correr. Mas, não basta apenas calçar um tênis e sair correndo por ai. É preciso um combo de atitudes que ajudarão nesse processo, vou listar algumas delas.

Como é o treino de corrida para emagrecer

Aqui, não há segredo, comece a correr, claro, após uma avaliação médica para vermos se está tudo bem, um eletrocardiograma ajuda muito. Com o aval do médico, é hora de ganhar resistência física.

Obviamente, uma pessoa que não está acostumada, não irá aguentar correr 3 ou 4 km direto. Por isso, o recomendado, não por mim mas pela maioria dos profissionais em educação física, é fazer o treino intervalado, ou seja, corre um minuto, descansa (caminhando) um minuto, e assim por diante. Cerca de trinta minutos já é o suficiente para esse começo.

A partir do momento que você for ganhando mais resistência, o ideal é ir aumentando esse tempo, ou seja, correndo por dois minutos e caminhando por um minuto. Em uma crescente logo é possível correr cinco minutos, dez minutos e quando você menos percebe já está correndo 5 km em cerca de 30 minutos.

Além dos treinos de constância com 30 minutos ininterruptos de corrida você deve fazer o famoso treino de tiro, ou treino HITT, esse treino, mesmo intervalado, é de alta intensidade e promove uma queima calórica maior. A técnica aqui é a seguinte, um minuto caminhando e um minuto na maior velocidade que conseguir, ou seja, indo ao seu limite.

Quinze tiros são suficientes para promover uma queima calórica excelente e ainda melhoram seu desempenho na corrida. Sem contar que por trabalharmos limites a queima calórica pós treino (período que o corpo queima calorias para se recuperar) dura por algumas horas.

Treino e corrida e alimentação

É batata (gíria e não o tubérculo), quando treinamos nossa saciedade é maior. Comemos, claro que comemos, porém, com o corpo endorfinado por conta dos exercícios físicos é bem provável que nossa alimentação naturalmente vá se moldando com o passar dos dias.

Incluir alimentos saudáveis e não processados na dieta pode fazer milagres por você.

O ideal para um desempenho melhor na corrida e para uma queima de calorias maior (emagrecer é consequência disso) é reduzirmos o consumo de alguns alimentos que são altamente prejudiciais, o primeiro deles é o açúcar, sabemos que é impossível deixar de lado aquele chocolate, porém, é preciso entendermos o quão prejudicial o açúcar é para nosso organismo e, confesso, quando tinha uma rotina consistente de treinos, eu não fazia tanta questão de doce, deixava de lado mesmo.

Deixar de lado os carboidratos também é importante, porém, não podemos deixar todos os carboidratos de lado, as massas integrais mesmo ricas em carboidratos possuem carboidratos de lenta absorção, o que é bem interessante para quem faz treinos longos e que exigem bastante energia.

Treinos de força e corrida

Uma vez por semana é indicado o treino de força, além de aumentar a taxa do metabolismo basal, que promove o emagrecimento, os treinos de força são fundamentais para o fortalecimento dos músculos usados na corrida. Entre eles; a panturrilha (responsável por projetar o corpo e absorver o impacto com o chão), o abdômen (que promove o equilíbrio na corrida), abdutor, extensor, lombar e por aí vai.

Fortalecimento é fundamental para a corrida

Um personal ou profissional de educação física pode ajudar muito na hora de montar um treino específico para corrida (não esqueça de pedir isso ao profissional).

E por fim, a dica mais importante para emagrecer

Beba água! Sem mais.

Beba água, muita água!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.